Aveia integral biológica

Energia saudável e tantos outros benefícios

Avena sativa

A aveia é um cereal extremamente popular em todo o Mundo. Serve de base para diversos alimentos como por exemplo pão, bolos, doces, sopas ou até cerveja. 

A sua utilização pelo Homem é feita há pelo menos 9000 anos. Já os gregos comiam famosas as papas de aveia. 

Os cereais são a base da alimentação dos povos. No entanto, nas sociedades mais desenvolvidas, a carne acabou por ter um lugar mais importante. Também nos países industrializados os cereais passaram a ser refinados. No processo de refinação perdem-se grande parte das fibras e outros nutrientes.

Os cereais integrais (não refinados) contêm o germe. Este é uma importante fonte de óleos, minerais, farelo e proteínas, para além de ser uma poderosa fonte de fibras.

Energia, proteínas, vitaminas, minerais e fibras

100 gr de aveia fornecem cerca de 350 calorias, 17g de proteína, 67g de hidratos de carbono (dos quais 11 são fibras) e cerca de 7g de lípidos. Para além dos macronutrientes, a aveia é uma ótima fonte de vitaminas, em especial do grupo B e vitaminas E, e também de minerais como o ferro, selénio, manganês, magnésio, zinco ou fósforo.

A aveia foi considerada um alimento funcional pela FDA (Food and Drug Administration), pelas suas características nutricionais e também pelos seus múltiplos benefícios comprovados para a saúde humana.

  

A aveia ajuda a saciar

Os benefícios da aveia advêm sobretudo da sua riqueza em fibras. As fibras da aveia são na sua maioria fibras solúveis. Por esta razão, a aveia é de digestão lenta, aumentando assim a sensação de saciedade.

 

Regulação do trânsito intestinal

Pela razão de ser muito rica em fibra ajuda também a regular o trânsito intestinal, promovendo os movimentos peristálticos naturais do intestino.

 

Controlo dos níveis de açúcar no sangue

Os hidratos de carbono existentes na aveia são chamados açúcares de absorção lenta. Isto faz com que os níveis de açúcar após a ingestão aumentem lentamente e de forma mais reduzida. Este efeito é também potenciado pela fibras presentes na aveia.

 

Contribui para promover bons níveis de colesterol

Um dos tipos de fibras existente na aveia são os β-glucanos. Estudos sugerem que estes têm o poder de diminuir os níveis do LDL – o mau colesterol – através da diminuição da sua absorção por parte das paredes do intestino e também pela sua interferência na produção de sais biliares, que promovem a produção do chamado colesterol endógeno.

     

    E os níveis de pressão arterial?

    A aveia é fonte de avenantramida, um antioxidante. As avenantramidas aumentam a produção de óxido nítrico, que por sua vez ajudam a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos. Desta forma, o sangue flui melhor e a pressão arterial baixa.

     

    E a juntar às avenantramidas há mais

    Pois há! Há mais antioxidantes na aveia como a vitamina E, ácido fítico e compostos fenólicos. Estes contribuem para uma menor oxidação das células e por conseguinte para a diminuição das inflamações.

     

    Ótima fonte de energia

    Consumir aveia antes de fazer exercício ou ao pequeno-almoço traz uma fonte enorme de energia para todo o aparelho músculo-esquelético, por ser fonte de proteína e rica em hidratos de carbono.

      

    Advertências

    A aveia deve ser adquirida em sacos ou embalagens bem fechadas e não a granel. Os cereais em contacto com a humidade podem desenvolver fungos. Quando abrir a embalagem guarde-a acondicione-a numa embalagem bem fechada.

    A aveia não tem glúten, sendo por isso segura para pessoas sensíveis ou intolerantes ao glúten. No entanto, pode estar contaminada por contacto com outros cereais que tenham glúten como o trigo. Por isso, os fabricantes devem certificar se o alimento é puro ou isento de glúten.

     

    Os produtos Föld devem ser consumidos como parte de uma dieta variada e equilibrada e de um modo de vida saudável. A informação transmitida pela Föld tem um cariz meramente informativo e educacional e não substitui um aconselhamento médico e respetivo diagnóstico e tratamento num contexto profissional. Em caso de dúvida consulte o seu médico ou farmacêutico. Caso faça alguma reação adversa, pare o seu uso e consulte o médico assistente.