Vegetariano, Vegan ou Flexitariano?

Vegetariano, Vegan ou Flexitariano?

Vegetarianismo, veganismo e flexitarianismo são termos bastante utilizados nos dias de hoje, que, por serem considerados novos e recentes, podem causar dúvidas. 

Todos estes termos são tipos de dieta, cada um com características específicas.

Se tenciona mudar hábitos de consumo, melhorar o seu estilo de vida, ao mesmo tempo que ajuda o planeta, conheça estas três soluções e descubra com qual mais se identifica.

 

A alimentação vegetariana é uma dieta onde é totalmente excluído o consumo de carne e de peixe. No entanto, continua presente os restantes produtos de origem animal como os ovos, mel, leite, queijo, entre outros.

Por outro lado, os vegans excluem não só a carne e o peixe da dieta pessoal, como também todos os alimentos que têm origem animal, fazendo a sua alimentação à base de fruta, legumes, leguminosas, frutos secos, cereais e sementes.

Já a alimentação flexitariana, não tende a eliminar nenhum produto alimentar do dia a dia de um indivíduo, pretende sim procurar proteínas vegetais alternativas, de modo a reduzir o consumo de produtos de origem animal, aumentando assim o consumo de vegetais.

 

Mas, existe algo que todas estas dietas têm em comum.

Na adoção de qualquer um destes tipos de alimentação pode-se refletir a intenção de evitar a morte desnecessária de animas e a urgência de ajudar o planeta através da redução da poluição e do gasto de recursos. Claro que outros motivos poderão estar associados, como a necessidade de alterar a alimentação devido a problemas de saúde ou devido ao seguimento de crenças. 

Para que se torne ainda mais claro o assunto, podemos organizar as diferentes dietas desde a mais restrita, para a menos. Nesse caso o Veganismo apresenta-se como a dieta mais restrita das três, de seguida o Vegetarianismo e por fim, a menos restrita, o Flexitarianismo.

Nunca é tarde demais mudar. No entanto, se quiser mudar ou adaptar a sua alimentação e seguir alguma destas dietas, aconselhamos que se informe junto do seu médico ou nutricionista, para que tudo corra na perfeição e não haja carência de nenhum tipo de alimento ou nutriente.

Voltar para o blogue

Somos o que comemos!

Um 'cliché' que é bem verdade! Os alimentos funcionais Föld são saborosos e fáceis de integrar na rotina. Experimente os produtos Föld que forem melhor consigo e com as suas necessidades.

1 de 12