Menopausa - Estratégias para diminuir os sintomas

Menopausa - Estratégias para diminuir os sintomas

A menopausa trata-se de um período de mudança natural na vida das mulheres, que geralmente acontece entre os 40 e os 50 anos. Nesta fase ocorre uma redução na atividade dos ovários e, ao mesmo tempo, a hormona estrogénio começa a ser produzida em menor quantidade. Medicamente, a menopausa é confirmada após 12 meses sem a ocorrência de uma nova menstruação. 


Esta alteração hormonal pode ocorrer subitamente, originando sintomas por vezes intensos. Os mais comuns são as ondas de calor, dores de cabeça, diminuição da libido, incontinência urinária, alterações no humor, insónias e aumento de peso.


É possível suavizar os sintomas da menopausa? 

Sim, é! E essas medidas passam pela adoção de hábitos mais saudáveis, como uma alimentação equilibrada e um estilo de vida ativo.


A hidratação é crucial para o bom funcionamento do organismo e da pele, assim como a exposição solar (com as devidas precauções) e o consumo de alimentos ricos em vitamina D, que contribuem para a proteção dos ossos.


Os alimentos ricos em cálcio e em fitoestrogénios - substâncias que oferecem ao organismo um efeito semelhante ao do estrogénio, que acabam por compensar a falta de produção pelo corpo - são essenciais para este novo ciclo da sua vida, assim como para aliviar os sintomas menstruais. Alimentos como a soja, sementes de linhaça, tofu, algumas frutas e vegetais de folhas verdes escuras ou até mesmo o leite. As sementes de linhaça são também uma ótima fonte de ácidos gordos ómega-3, benéficos para diminuir os sintomas da síndrome pré-menstrual e da menopausa.


Alimentos ricos em ferro também devem ser incluídos na sua dieta, como por exemplo carnes e ovos, vegetais de folha verde escura e leguminosas como o grão de bico, feijão, lentilhas, entre outros. 


Os frutos secos são essenciais para o coração, graças ao seu elevado teor de gordura monoinsaturada, e pelo seu teor de vitamina E que contém benefícios para a pele. Já os alimentos integrais como a aveia, além de fornecer energia, contribui para um bom funcionamento do trânsito intestinal.



A maca peruana ajuda a equilibrar as hormonas

A maca é conhecida por ser extremamente nutritiva, e por ser uma excelente fonte para aumentar a libido e a fertilidade. As suas propriedades afrodisíacas estimulam, naturalmente, o sistema endócrino dos homens e das mulheres. Para além da sua influência no desempenho sexual e fertilidade masculina, a maca também atua no alívio dos sintomas da menopausa, equilibrando os níveis hormonais.


A diferença entre a maca peruana e os alimentos referidos acima, é que a maca não possui fitoestrogénios. Contudo, por ter um elevado teor em ácidos gordos - importantes a nível hormonal - contribui para a redução de sintomas da menopausa, melhorando o estado de espírito e a energia das mulheres. Outro benefício da maca é que não só favorece a adaptação das mulheres nas mudanças fisiológicas da pós-menopausa, como aumenta a densidade óssea, prevenindo o aparecimento de osteoporose.

 


Quer contribuir para o alívio dos seus sintomas de Menopausa?

Experimente Föld Vital Maca e Föld Vital Cânhamo!

Voltar para o blogue

Somos o que comemos!

Um 'cliché' que é bem verdade! Os alimentos funcionais Föld são saborosos e fáceis de integrar na rotina. Experimente os produtos Föld que forem melhor consigo e com as suas necessidades.

1 de 12