Como ter uma libido saudável

Como ter uma libido saudável

Quando falamos de libido, falamos do apetite sexual. Esta pode ser influenciada por fatores físicos ou emocionais, resultando num aumento ou diminuição do desejo sexual. 


No sexo masculino, as hormonas que controlam a libido são a testosterona e no sexo feminino o estrogénio, sendo que as mulheres têm um aumento da mesma durante o seu período fértil e uma diminuição durante a menopausa, períodos de tensão, cansaço, entre outros.


É natural as mulheres sentirem mais variações no seu desejo sexual, e cada mulher é como é! O ciclo menstrual, por ter um conjunto de alterações hormonais, impacta em vários aspetos do dia-a-dia, incluindo a libido. 


Vários fatores podem motivar a falta de libido, como o stress, ansiedade, problemas no relacionamento e o uso de medicação, sendo por isso importante identificar as causas para encontrar “soluções” de modo a aumentar o desejo sexual.


Principais causas da falta de libido

Estas alterações de hormonas podem ser provocadas por situações do dia-a-dia, podendo ser a curto ou a longo prazo. Algumas das principais causas são:

  1. Uso de medicação, como pílulas anticoncepcionais, ansiolíticos ou antidepressivos. Estes medicamentos ao provocarem uma alteração a nível hormonal, podem também interferir no sistema nervoso, consequentemente no desejo sexual.
  2. Alterações psicológicas e traumas emocionais, como a ansiedade, stress,  depressão ou problemas pessoais, que ao interferirem no humor, também causam uma diminuição temporária da libido.
  3. Menopausa, para além dos sintomas mais frequentes como as ondas de calor, suores e cansaço, as alterações hormonais sexuais vão causar uma diminuição da libido.
  4. Impotência sexual, como, por exemplo, a dificuldade de ter e/ou manter uma ereção, pode diminuir o apetite sexual.
  5. Dor durante a relação sexual, pode causar desconforto no momento de prazer, diminuindo o interesse.
  6. Doenças neurológicas, diabetes, problemas cardíacos, obesidade, podem afetar a libido.
  7. Alimentação desequilibrada, ou seja, um consumo excessivo de, por exemplo doces, laticínios, álcool, refrigerantes, entre outros, podem afetar o desempenho sexual e a libido.

Não desanime! Como já referimos, assim que identificada a causa, existem vários passos que podem ajudar a melhorar a sua saúde sexual.


Como posso aumentar a libido?

Aconselhamos sempre a consulta de um médico para identificar a causa e serem recomendados os tratamentos mais adequados. 

  • Praticar exercício físico regularmente melhora não só a forma física, como a disposição e a auto-estima. Além disso, o corpo liberta hormonas que dão energia, prazer e bem-estar. Existem também exercícios que aumentam a testosterona como musculação, crossfit ou exercícios de alta intensidade (HIIT).
  • Uma alimentação equilibrada e afrodisíaca pode favorecer a produção de hormonas e melhorar a circulação do sangue. Pode incluir na sua alimentação: açafrão, pimenta, gengibre, ginseg, chocolate, abacate, frutos secos e sementes de abóbora, peixes gordos, entre outros.
  • Procure a maca peruana, que muitas pessoas utilizam para aumentar a fertilidade e o apetite sexual, assim como para melhorar a resistência e a disposição. Pode encontrar maca nos nossos produtos: Föld Vital Maca, Föld Zen Cânhamo & Maca e em Föld Energy Aveia & Maca.
  • Sair da rotina e dedicar-se mais ao seu parceiro pode ajudar! Passem mais tempo juntos, experimentem coisas novas, façam o vosso parceiro sentir-se valorizado e feliz.
  • A exposição solar (nas horas certas) também pode contribuir. Não só aumenta a absorção de vitamina D, como também aumenta a produção hormonal, e consequentemente o desejo sexual.

Quer contribuir para ter um nível saudável de líbido e apetite sexual?

Experimente Föld Vital Maca!

Voltar para o blogue

Somos o que comemos!

Um 'cliché' que é bem verdade! Os alimentos funcionais Föld são saborosos e fáceis de integrar na rotina. Experimente os produtos Föld que forem melhor consigo e com as suas necessidades.

1 de 12