Como ter a pressão arterial sob controlo

Como ter a pressão arterial sob controlo

A pressão arterial, ou tensão arterial, é a força que o sangue exerce na parede das artérias. Esta pode ser caracterizada por dois valores:

  • A pressão arterial máxima ou sistólica corresponde ao valor durante a contração do coração (sístole), quando o sangue é expulso pelo ventrículo esquerdo e percorre as artérias. Os valores normais num adulto saudável devem ser inferiores a 120 mmHg (milímetros de mercúrio).
  • A pressão arterial mínima ou diastólica refere-se ao valor durante o relaxamento do coração (diástole). Esta deve ser idealmente inferior a 80 mmHg.

Quando a pressão arterial é elevada, denominando-se hipertensão arterial ou tensão alta, pode ser prejudicial, pois irá desgastar prematuramente as artérias, provocando lesões nos vasos sanguíneos e doenças cardiovasculares. Na maior parte dos casos, não existe uma causa evidente para a hipertensão arterial, mas existem vários fatores que podem contribuir para o seu aparecimento, como o envelhecimento, a obesidade, diabetes, ingestão elevada de sal, stress emocional, consumo exagerado de café e de álcool, tabaco e sedentarismo.


Geralmente, a hipertensão arterial não demonstra sintomas de imediato, mas aconselhamos que esteja atento a alguns sinais como: tonturas, visão turva ou desfocada, dores no peito, falta de ar, dores de cabeça constantes, hemorragias nasais e cansaço extremo. Em alguns casos, com o passar do tempo, podem surgir complicações e sintomas associados, por isso é essencial realizar análises e diagnósticos antecipados.

 

As principais doenças associadas à hipertensão arterial são as seguintes:

  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Aneurismas 
  • Angina de peito;
  • Enfarte agudo do miocárdio, quando a obstrução de uma ou mais artérias coronárias é superior a 90%;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência renal crónica;
  • Demência;
  • Lesão da retina;
  • Impotência sexual.

 

O primeiro passo para controlar a tensão alta é identificar quais os comportamentos que pode alterar ou ajustar na sua vida. Para além do aconselhamento do seu médico, que indicará as melhores soluções adequadas ao seu caso, a adoção de hábitos de vida saudáveis é crucial para prevenir o aumento da tensão arterial. Assim, algumas medidas que pode adotar:

  • Reduzir a quantidade de sal na sua alimentação e de gorduras, e incluir mais fruta, legumes, frutos secos, etc;
  • Controlar o seu peso;
  • Não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Praticar exercício físico regularmente e manter-se ativo (pelo menos 3 vezes por semana).

Numa dieta para diminuir a hipertensão arterial é importante priorizar o consumo de frutas, vegetais, cereais integrais, laticínios, oleaginosas e leguminosas, pois são alimentos ricos em fibras, minerais, e antioxidantes, que melhoram a circulação do sangue. Deve também diminuir a ingestão de alimentos processados e alimentos ricos em gorduras saturadas como a carne vermelha, pois facilitam a formação de placas de gorduras nas artérias. Alimentos como o azeite, sementes de abóbora, sementes de girassol e linhaça contêm um alto teor de gorduras saudáveis com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que melhoram a circulação do sangue. Também são recomendados alguns chás com propriedades diuréticas como o chá de gengibre, chá verde e chá de hibisco.

 

Quer contribuir para o controlo dos seus níveis de pressão arterial?

Experimente Föld Cardio Sementes & Lucuma e Föld Energy Snack!

Voltar para o blogue

Somos o que comemos!

Um 'cliché' que é bem verdade! Os alimentos funcionais Föld são saborosos e fáceis de integrar na rotina. Experimente os produtos Föld que forem melhor consigo e com as suas necessidades.

1 de 12