Atividade física ajuda ao bom funcionamento cardíaco

Atividade física ajuda ao bom funcionamento cardíaco

A prática regular de exercício físico traz consigo muitos benefícios, principalmente para a saúde de doentes cardiovasculares.

 

 

As doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de mortalidade em Portugal e na Europa, estando comprovado que o exercício físico tem um papel fundamental na sua prevenção, pois:

 

 

- Reduz pressão arterial e colesterol;

 

 

- Melhora a capacidade de absorção e utilização de oxigénio;

 

 

- Aumenta os níveis de energia;

 

 

- Melhora a qualidade do sono;

 

 

- Ajuda no controlo de stress;

 

 

Desta forma, o exercício físico faz bem à saúde no geral, ajudando também especificamente na prevenção de doenças cardiovasculares, no entanto existem desportos específicos que beneficiam o funcionamento cardíaco como a Natação, Ténis, Dança, Pilates e Atividades Aeróbicas. Estas modalidades estão repletas de benefícios para o coração e articulações, sendo dinâmicas e divertidas, estimulando ao mesmo tempo uma melhor circulação do sangue.

Está na hora de começar a realizar atividade física. No entanto, deve sempre aconselhar-se com o seu médico cardiologista e médico de medicina desportiva, para que a atividade física seja a mais indicada para si. Após informar-se, é também importante que, ao realizar a atividade física aconselhada, siga os seguintes conselhos:

 

 

- Faça um aquecimento sempre antes de começar o treino e faça alongamentos quando o terminar;

 

 

- Mantenha a atividade física de uma forma regular, aumentando a sua duração de semana a semana;

 

 

- Não faça exercício logo após as refeições;

 

 

- Hidrate-se sempre muito bem antes, durante e após a atividade física.

 

 

Se é doente cardiovascular, deverá realizar exercício físico. Se não é, é importante que também o faça, por uma questão de prevenção e devido aos vários benefícios que a atividade física proporciona, tanto a nível de saúde do organismo, como também a nível mental e psicológico.

 

 

Voltar para o blogue

Somos o que comemos!

Um 'cliché' que é bem verdade! Os alimentos funcionais Föld são saborosos e fáceis de integrar na rotina. Experimente os produtos Föld que forem melhor consigo e com as suas necessidades.

1 de 12