A prática regular de exercício físico traz consigo muitos benefícios, principalmente para a saúde de doentes cardiovasculares.
As doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de mortalidade em Portugal e na Europa, estando comprovado que o exercício físico tem um papel fundamental na sua prevenção, pois:
- Reduz pressão arterial e colesterol;
- Melhora a capacidade de absorção e utilização de oxigénio;
- Aumenta os níveis de energia;
- Melhora a qualidade do sono;
- Ajuda no controlo de stress;
Desta forma, o exercício físico faz bem à saúde no geral, ajudando também especificamente na prevenção de doenças cardiovasculares, no entanto existem desportos específicos que beneficiam o funcionamento cardíaco como a Natação, Ténis, Dança, Pilates e Atividades Aeróbicas. Estas modalidades estão repletas de benefícios para o coração e articulações, sendo dinâmicas e divertidas, estimulando ao mesmo tempo uma melhor circulação do sangue.
Está na hora de começar a realizar atividade física. No entanto, deve sempre aconselhar-se com o seu médico cardiologista e médico de medicina desportiva, para que a atividade física seja a mais indicada para si. Após informar-se, é também importante que, ao realizar a atividade física aconselhada, siga os seguintes conselhos:
- Faça um aquecimento sempre antes de começar o treino e faça alongamentos quando o terminar;
- Mantenha a atividade física de uma forma regular, aumentando a sua duração de semana a semana;
- Não faça exercício logo após as refeições;
- Hidrate-se sempre muito bem antes, durante e após a atividade física.
Se é doente cardiovascular, deverá realizar exercício físico. Se não é, é importante que também o faça, por uma questão de prevenção e devido aos vários benefícios que a atividade física proporciona, tanto a nível de saúde do organismo, como também a nível mental e psicológico.